sábado, 3 de setembro de 2011

Impacto Nuclear no Ambiente

IMPACTO NUCLEAR NO AMBIENTE


Obter energia através de usinas nucleares é uma boa forma de não agredir o meio ambiente, porém, como ao agredi-lo com usinas nucleares?!


Perguntas contraditórias como essa são feitas todos os dias por pessoas do mundo todo. É óbvio que a energia nuclear é uma ótima forma de não agredir o ambiente, pois é uma energia que não libera toxinas, se for usada corretamente Por outro lado, essa energia acaba causando algumas mudanças bruscas no ambiente, por exemplo, se levarmos em conta tudo o que é preciso para obter essa energia, o urânio, um lugar apropriado para a construção de uma usina para extrair essa energia, para não causar danos futuros aos seres e pessoas que viverão ao redor dessa usina, além disso, ainda existem muitos fatores que implicam diretamente no meio ambiente, já que a energia nuclear se for manuseada com negligência, pode causar danos quase irreparáveis. Por essa e outras razões essa energia torna-se perigosa, um exemplo disso é o que ocorreu na cidade de Fukushima no Japão, na qual existem quatro reatores nucleares, com segurança total contra vazamentos e resistentes a impactos naturais.


No entanto, essa “fortaleza”, vamos dizer assim, onde era extraída a energia nuclear, não suportou os abalos de um terremoto seguido de tsunami que atingiu a região e destruiu parte de um dos reatores. Os danos causados pela fumaça que vazava desse reator nuclear foram enormes na região de Fukushima e em muitas outras cidades da redondeza, onde ficava a usina.


Na tentativa de neutralizar os vazamentos do reator e obviamente, tentar impedir a explosão do reator quatro, que apresentava vazamentos, para não ocorrer um efeito dominó nos outros reatores, os japoneses tentaram jogar água do mar para resfriar o reator, para que os trabalhadores pudessem tapar o vazamento, mas havia uma grande chance de contaminar o oceano, e espalhar a radiação para o resto do mundo.


Acredito eu, que simplesmente o que deve ser feito para mudar essas situações de risco seria tentar evitar a expansão das usinas existentes. Deixar essas construções para países que realmente necessitem muito dessa energia ou deixar para países onde haja menos chances de ocorrer estes tipos de acidentes, como ocorreu no Japão. O que os países desenvolvidos, principalmente, deveriam fazer é recorrer a outras formas de energia, alguma coisa que não agrida o meio ambiente quanto agridem os combustíveis fósseis, e buscar investir em materiais que utilizem fontes de energia natural, como: a energia eólica e a energia solar.


Exposto minhas idéias a respeito, gostaria de esclarecer que não sou contra a energia nuclear, apenas acredito que devemos nos precaver muito antes de utilizar esse tipo de energia, fazer pesquisas para encontrar melhores maneiras e matérias primas para obter uma energia que futuramente poderá trazer benefícios para todo o ser vivente no planeta terra


Daniel dos santos leitão

Nenhum comentário:

Postar um comentário